Balanço 2024: Um ano marcado de solidariedade e conquistas para a REDE CRAFT

O ano de 2024 foi marcado por importantes iniciativas para a REDE CRAFT e seus associados. Escolhemos alguns que consideramos mais interessantes para compartilhar.

Em janeiro, visitamos uma das maiores plantações de lúpulo do Brasil, localizada em Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Acompanhamos a colheita, conhecemos os processos de beneficiamento e degustamos cervejas produzidas com lúpulo local. Essa ação buscou fortalecer a relação entre produtores e cervejarias, promovendo melhorias na produção.

Em abril, realizamos o primeiro encontro entre os associados, com foco no planejamento do ano e no fortalecimento das relações entre as cervejarias. Foi um momento importante para discutir estratégias e compartilhar experiências.

Em maio, as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul impactaram profundamente o setor cervejeiro artesanal, com dezenas de fábricas submersas e muitos prejuízos. Desde então, a REDE se engajou em uma ampla mobilização para apoiar os cervejeiros afetados. Com iniciativas como o TAP RS e a campanha “Juntos Pela Cerveja Gaúcha”, trabalhamos incansavelmente para arrecadar fundos, facilitar acesso a linhas de crédito com o Banrisul e conectar bares de todo o país às cervejarias gaúchas, buscando ajudar na promoção de uma recuperação econômica que pudesse preservar empregos e fortalecer a cadeia produtiva local.

Em junho, firmamos uma parceria com a editora Krater para comercializar seus títulos, ampliando o acesso a obras sobre cultura cervejeira e contribuindo para a sustentabilidade da REDE. Também intensificamos a organização do Festival da Cerveja POA, que teve um papel central no segundo semestre. 

Nos meses seguintes, seguimos atuando em diversas frentes. Recebemos 44 toneladas de malte da AMBEV em agosto para apoiar a recuperação das cervejarias atingidas. Ainda neste, realizamos a primeira eleição da diretoria da nossa associação. 

Em setembro, organizamos reuniões com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre para discutir demandas do setor. Outubro trouxe avanços legislativos com o projeto de lei que propõe Porto Alegre como Capital Nacional da Cerveja Artesanal e que a REDE teve um importante papel na mobilização da pauta. Quando aprovado, será um importante reconhecimento para a cidade e sua vibrante cultura cervejeira.   

Em novembro, conquistamos o terceiro lugar no edital Fermenta, garantindo recursos para realizar o Festival da Cerveja POA, que contou com a participação de mais de 70 cervejarias e 150 rótulos. Foi um dia especial e promoveu um novo momento de apoio às cervejarias atingidas pelas enchentes.

Dezembro ainda tinha mais surpresas e solidariedade. O ano terminou com a Matinê Cervejeira, que retomou o clima do Festival da Cerveja POA e promoveu um novo momento de solidariedade em uma festa de 7 horas com open bar e boa música.

Ao longo de 2024, firmamos diversas parcerias e promovemos o programa piloto de compras coletivas, workshops, oficinas e comemoramos as conquistas de nossos associados em diversos concursos cervejeiros, tanto no Brasil quanto no exterior. Essas ações contribuíram para o fortalecimento do nosso setor e, especialmente, dos nossos associados.

Seguimos para 2025 com otimismo, prontos para novos desafios e oportunidades. Agradecemos a todos e todas que caminharam conosco e reafirmamos nosso compromisso em impulsionar o mercado de cervejas artesanais.

Vamos juntos!